Ícone do whatsapp

13.03.2025

Pesquisa de Governança Tributária 2024

Com uma visão abrangente sobre o posicionamento das empresas brasileiras do setor financeiro em relação à adoção de boas práticas de governança, a Pesquisa de Governança Tributária da KPMG (2024) avalia o nível de maturidade dessas organizações sob diferentes prismas, como alinhamento dos objetivos, estratégias e visão estratégica dos negócios, uso de inovação tecnológica com o aproveitamento dos benefícios fiscais correspondentes e estratégias de gerenciamento de contingências fiscais, dentre outros.

Participaram do estudo 41 grandes grupos empresariais, 90% deles provenientes do setor financeiro, como bancos, seguradoras e empresas de meios de pagamento e de saúde. Os participantes responderam a 34 perguntas sobre diferentes aspectos da governança tributária.

O estudo mostra, por exemplo, que 57% das empresas ainda não possuem uma estrutura formal de governança tributária. Outro ponto central da pesquisa foi o impacto da tecnologia na governança fiscal: 66% das empresas utilizam dados e tecnologia para otimizar suas práticas fiscais, sendo que 70% dessas empresas já automatizaram suas atividades fiscais ou estão em processo de automação.

Ainda no aspecto tecnológico, a pesquisa também destacou que o uso de ferramentas tecnológicas especializadas, como softwares de análise de dados financeiros e fiscais, ainda é pouco difundido, com apenas 17% das empresas adotando essas soluções.

A reforma tributária foi um dos principais temas da pesquisa. Embora 43% das empresas já tenham realizado uma análise completa dos impactos da reforma, 51% ainda estão no processo de avaliação.

Entre os desafios com o tema, a pesquisa destaca que a precificação de produtos e serviços foi apontada como a maior preocupação para 40% das empresas, seguida pela adequação de sistemas, considerada relevante por 69% dos respondentes. A complexidade com o compliance fiscal decorrente da nova tributação do consumo no período de transição também foi destacada por 52% das empresas, mostrando que as organizações ainda estão se preparando para enfrentar os desafios que a reforma tributária trará nos próximos anos.

Em relação à inovação tecnológica, a pesquisa destacou que a maioria das empresas (71%) está alinhada à utilização da Lei do Bem como ferramenta de redução de tributos no contexto dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

Porém, os resultados também indicam que há potencial para uma maior especialização no uso de tecnologias fiscais, já que apenas 37% das empresas delegam as responsabilidades de inovação à equipe tributária operacional, enquanto 46% confiam essa função ao departamento de Tecnologia da Informação (TI).

No âmbito das práticas ESG (pilares ambiental, social e de governança dos negócios), a pesquisa apontou que 68% das empresas as adotam, mas apenas 23% publicam relatórios de compliance ou de transparência fiscal em seus sítios eletrônicos.

Entretanto, dentre as empresas que publicam relatórios fiscais, 62,5% incluem algum tipo de asseguração, iniciativa que aumenta a credibilidade das informações. Isso demonstra que, embora o ESG seja uma prioridade para muitas empresas, ainda há desafios em integrar completamente a transparência fiscal ao pilar de governança.

Entendemos que a adoção de tecnologias avançadas, a estruturação de comitês tributários e o uso eficaz de incentivos fiscais são passos fundamentais para o setor financeiro aprimorar sua governança tributária e alinhar as práticas corporativas aos padrões globais de governança. Esperamos que a Pesquisa de Governança Tributária da KPMG proporcione aos executivos informações valiosas que permitam a identificação e aprimoramento das melhores práticas de governança fiscal em suas organizações.

[Confira a pesquisa na íntegra no site da KPMG Brasil - https://kpmg.com/br/pt/home/insights/2025/01/pesquisa-governanca-tributaria-2024.html]

Prepare-se para os desafios da Reforma Tributária
Essa é uma das grandes questões que abordaremos na Imersão Tax do Accounting Journey 2025! Este ano, além dos temas contábeis essenciais, teremos as principais questões sobre a reforma tributária, explorando os desafios e oportunidades que ela traz para as empresas.

O Accounting Journey 2025 é uma experiência única, pensada para entregar conteúdo de alto nível, dinâmico e interativo, com a qualidade que você já conhece.

Garanta sua vaga: https://kbs.kpmg.com.br/accounting-journey